Einstein: um europeísta e rebelde pacifista


Hoje li um livro comprado em Havana, presumivelmente de uma editora nacional cubana, de uma série sobre "vidas rebeldes", que abordava a vida de Albert Einstein. No livro faz-se em primeiro lugar uma crítica à revista Time, que apesar de fazer de Einstein na sua edição de 1999 a figura do século XX, tem perante a sua figura um ideal condescendente e quase idílico em relação ao cariz rebelde, pacifista e alegadamente socialista de uma das maiores, senão mesmo a maior, figura da Ciência do séc. XX. Por conseguinte, neste texto farei uma abordagem política à figura de Einstein e aos seus ideais, e não uma abordagem científica à sua obra.

Poucos sabem por exemplo que, desde que Einstein chegou aos EUA em dezembro de 1932, desde cedo começou a ser investigado quer pelo FBI, quer mais tarde pela CIA (criada em 1947), devido aos seus ideais alegadamente subversivos. O arquivo de Einstein junto do FBI e da CIA, chegou a conter cerca de 1800 páginas, que relatavam o seu quotidiano, considerando que o seu correio era inspecionado, as suas cartas eram lidas, os seus telefonemas escutados e o seu dia-a-dia vigiado. Recorde-se que apesar de Einstein nunca ter visitado a União Soviética e de ser um opositor ao Estalinismo, logo a seguir ao final da segunda grande guerra passou-se a viver em plena Guerra Fria e no período por alguns denominado de "caça às bruxas". Qualquer não alinhamento com a política militarista e nacionalista americana, poderia ser encarado como subversivo por parte das autoridades federais. E se tal poderia ser ignorado num cidadão comum sem voz, tal não poderia ser desconsiderado no mais importante cientista da época e laureado com o prémio Nobel da Física de 1921. Einstein apoiou várias organizações pacifistas, e apesar de ser um defensor da liberdade, dava muito pouco crédito à retórica capitalista do bem maior plasmado no "mercado livre". Defendeu o salário mínimo nacional para combater a pobreza e uma indústria regulada pelos estados, para o planeamento a longo prazo da economia em função das necessidades da sociedade. Condenou fortemente os bombardeamentos de Hiroxima e Nagasaki considerando-os desnecessários e que serviriam apenas a mera "querela politiqueira" entre os EUA e a União Soviética, considerando que a União Soviética tinha declarado guerra ao Japão e invadido a sua soberania continental no mesmo mês de agosto de 1945.

Era por conseguinte um opositor fervoroso do militarismo, do serviço militar obrigatório e do nacionalismo. Denominava o nacionalismo como "o sarampo da Humanidade" e o militarismo como "a mancha pestilenta da civilização". Referia que os estados, quando soberanos e providos de poder militar, invariavelmente conduziam o seu país à guerra, sendo que a questão não era se mas quando. Referia, como qualquer humanista, como em A Ameaça da Destruição Total (1947), que "o medo e a ansiedade gerais criam ódio e agressividade", e que num clima social dessa natureza "o pensamento humano, objetivo e inteligente não surte qualquer efeito, sendo mesmo suspeito e perseguido por ser não-patriótico". Por conseguinte, era mesmo opositor da total soberania nacional dos estados, defendendo um governo supranacional, ao qual os estados nacionais deveriam delegar parte da sua soberania, como forma de se preservar a já por Kant tão ansiada Paz Perpétua. Num artigo publicado em 1945, escreve:

"Temo eu a tirania de um governo mundial? Claro que sim. Mas temo ainda mais a chegada de mais uma guerra das guerras. É certo que qualquer governo é maléfico até certo ponto. Mas um governo mundial é preferível à mais suprema maléfica das guerras, particularmente com as suas massivas destruições." 

Todavia na época da Guerra Fria o desígnio de um governo mundial, mesmo que democraticamente eleito como defendia Einstein, era encarado no Ocidente como uma conspiração comunista, plasmada na profusa e difundida Internacional; já na União Soviética os apelos de Einstein mais não eram encarados como uma fachada para a imposição de um governo mundial de índole imperialista e capitalista dominado pela alta burguesia. Por isso, os apelos de Einstein, apesar da sua reputação, foram ignorados. E porque refiro eu então que Einstein era também europeísta e por conseguinte muito provavelmente um defensor da atual União Europeia? Em 1914, no início da Primeira Grande Guerra, noventa e três proeminentes intelectuais, artistas e clérigos alemães assinaram um Manifesto ao Mundo Civilizado onde justificavam que o militarismo alemão e a invasão da Alemanha à neutral Bélgica, serviria não só para preservar a cultura germânica mas também a cultura do mundo civilizado. Einstein, juntamente com apenas mais outros três cientistas, assina uma contra declaração, denominada Manifesto aos Europeus, onde apela para a criação de uma Liga de Europeus para que esta possa "fundir o continente num todo orgânico".

Não é a União Europeia o sonho supremo de Einstein, plasmado no seu manifesto de 1914? Uma Liga de Europeus, num "todo orgânico", democraticamente eleita, desprovida de capacidade militar e de exército, e que preservou a Paz na Europa durante os seus sessenta anos de regência? Mas não sejamos ingénuos, pois a República de Weimar durou apenas quinze anos, e foi corrompida pelo, denominado por Einstein, "lado negro" da civilização. Não tenhamos por conseguinte quaisquer dúvidas: enquanto a União Europeia existir, haverá Paz na Europa. Sem a União Europeia, com os nacionalismos exacerbados e catapultados pelo "medo e ansiedade", parafraseando Einstein e recordando a história europeia do séc. XX, a questão bélica na Europa será sempre quando e não se.

2 comentários:

  1. Dois pontos:

    1. Não entendo a expressão "alegadamente socialista". Ele escreveu um artigo para a revista politica Monthly Review entituado "Why Socialism" em que explica porque defende uma sociedade socialista. Logo, não vejo justificação para usar a expressão "alegadamente".
    2. O interessante na história da 1a Guerra é que não foi só do lado dos alemães que um grupo de cientistas e intelectuais resolveram usar o seu peso e visibilidade na sociedade para publicamente defender a postura bélica do seu pais. Do lado ingles também houve um movimento semelhante. A parte interessante da história é que de ambos os lados, os pacifistas como Einstein foram ostracizados institucionalmente. Na Alemanha, o facto de Einstein não se juntar ao movimento pró Guerra levou a que fosse isolado no instituto onde trabalhava em Berlim e todos os que comunicavam cientificamente com ele sofriam as consequencias. Na Inglaterra, Bertrand Russell foi despedido de Cambridge e chegou a estar preso por se opor publicamente à Guerra.
    Um resultado curioso do boicote cientifico ao Einstein na Alemanha é que não conseguia que ninguém fizesse medidas para testar a sua teoria da relatividade generalizada. Foi um ingles, Eddington, um objector de consciencia e amigo de Russell em Cambridge que se empenhou em levar a cabo as medicoes necessarias.
    Este episódio serve de exemplo para demonstrar que mesmo mentes altamente educadas são capazes de tomar as decisões mais absurdas e primitivas como apoiar uma Guerra sem sentido. E serve também de exemplo para o efeito pernicioso que as hierarquias intelectuais podem ter na sociedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário:

      1. Ele nesse artigo não defende propriamente uma sociedade socialista, no sentido que o conceito tem para os comunistas. Einstein era aliás fervoroso opositor ao estalinismo e um defensor da Democracia e da Liberdade. Ele defendia sim, uma sociedade onde o estado deveria regular a indústria, e apesar de ser defensor da liberdade, dava pouco crédito à retórica do "mercado livre", pois referia que o capitalismo estropiava o indivíduo de outras capacidades inatas. Referia também (aproximadamente), citando Schopenhauer, que o problema não está naquilo que o indivíduo quer e pode deter, mas naquilo que o indivíduo quer e pode querer. Logo, embora Einstein encontre algumas vantagens na sociedade socialista, não é todavia correto referir que fosse socialista, pois o socialismo/comunismo é incompatível com a democracia e a liberdade, valores que Einstein defendia fervorosamente.

      2. Cita: "Este episódio serve de exemplo para demonstrar que mesmo mentes altamente educadas são capazes de tomar as decisões mais absurdas e primitivas como apoiar uma Guerra sem sentido". Concordo em absoluto. O próprio Einstein referia que um homem que marcha para a guerra, para matar o seu semelhante, e que para tal necessita apenas de cornetas e de um alegado e putativo ideal patriótico, esse alguém recebeu o cérebro por engano, e que seria mais do que suficiente para tal atitude, deter apenas a espinal medula. Por isso é que Einstein era fervorosamente opositor ao nacionalismo, pois tinha consciência, que esses sentimentos primários de "pertença à tribo", corrompem até as mentes supostamente mais brilhantes.

      Eliminar