A questão bíblica da usura


Rejo-me essencialmente por dois grandes compêndios que considero sacrais: a constituição da República Portuguesa, onde consta a carta dos direitos do Homem, e a Bíblia, uma antologia de livros educacionais, pedagógicos e sacrais; sendo que ao contrários do que muitos possam pensar, a Bíblia é uma antologia muito actual e presente. 

Assim sendo, recordo:
Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporeis usura. Êxodo 22:25

Basta vermos então facilmente que os grandes bancos europeus e internacionais que andaram a empresatar dinheiro aos Gregos com taxas de juros acima da média, tomaram atitudes que estão contra os desígnios da Bíblia. E mesmo muitos católicos contemporâneos, deixaram-se corromper pela sede insaciável de dinheiro fácil, com a usura praticada sobre os demais. O caso do fundador do BCP, é um caso paradigmático daquilo que refiro. 

Poderá ser paradoxal, mas aqui, os únicos que ficam imunes e que neste caso específico respeitam o Livro sagrado no que concerne ao pecado da usura, são os comunistas, que sempre se manifestaram contra este género de taxação, que faz os grandes bancos apoderarem-se de grande dinheiro.

O PCP e a Bíblia, por muito paradoxal que possa parecer, neste caso específico estão em sintonia. Já os padres, raramente nas homilias ousam abordar estes versículos da Bíblia, que condenam ferozmente a usura e a prática de juros aos demais:

Não lhe darás teu dinheiro com usura, nem darás do teu alimento por interesse. Levítico 25:37

Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado. 
Salmos 15:5

Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor DEUS. 
Ezequiel 22:12

1 comentário:

  1. Muito interessante, então o antigo testamente donde retirou essas passagens não foi redigido por judeus, povos hebreus? Mas não são os judeus, os povos que historicamente estão associados à prática usurária?

    huuummm...

    agora começo (apenas em parte), a perceber por que é que os judeus foram um chamariz fácil para os nazis...

    ResponderEliminar