O aquecimento global em Portugal


O título da publicação poderá parecer paradoxal, na medida que faz referência ao um evento que é conhecido por ser global, mas que no título se cinge a uma determinada região geográfica; todavia, quando nos referimos ao aquecimento global, referimo-nos a um aumento da temperatura média à superfície do planeta ao longo do tempo. Ou seja, fazemos referência não só a um fenómeno global, mas essencialmente temporal, na medida que em média as temperaturas têm aumentado nas últimas décadas. Assim, fazer medições locais ao longo de um período de tempo considerável desde a industrialização do pós-guerra, pode ser um bom indicador para atestar que o aquecimento global é deveras um facto. E é! Na verdade, o aquecimento global há muito que deixou de ser uma teoria científica, na medida que há muito que deixou de ser uma mera hipótese, para ser tão-simplesmente um facto mensurável, atestado e comprovado.

Temperatura do ar

Assim sendo, apresenta-se no seguinte gráfico, apenas mais um pequeno alicerce científico para esse, há muito que comprovado, simples facto: o mundo está a aquecer. Acedi aos dados do PORDATA, que por sua vez os obteve do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e coligi os dados da temperatura média do ar em diversas estações meteorológicas de Portugal, desde 1960. Depois tracei numa linha (a laranja) a média, em cada ano, dos cinco anos precedentes, e noutra linha (a vermelho) a média em cada ano dos quinze anos precedentes; aplicando, aquilo que no processamento de sinais se denomina por filtro passa-baixo. A tendência é evidente e podemos atestar, que em Portugal Continental, as temperaturas médias, quando a média é medida quer temporalmente, quer espacialmente ao longo do território de Portugal Continental, subiu perto de um grau °C entre 1970 e 2015, atestando aproximadamente o que a comunidade científica internacional desde há muito reconhece.

Média aritmética das temperaturas médias anuais das sete estações meteorológicas de Portugal Continental.
Fonte: PORDATA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Embora o aquecimento seja global, a medição local das temperaturas médias no território de Portugal Continental ao longo de mais de 55 anos, é de facto uma excelente amostra para as referidas alterações climáticas que sucedem a nível global.

Nível do mar

Mas Portugal, pelo facto de estar defronte do oceano Atlântico, é também um bom local para fazer medições com referência ao nível médio do mar. Para o efeito temos em Portugal o marégrafo de Cascais, construído em 1877 em Paris e instalado nessa vila piscatória portuguesa em 1882, tendo sido um dos primeiros sistemas de recolha de dados sobre o nível do mar na Europa. Um marégrafo é na prática constituído por um poço com ligação inferior ao mar, que possui no seu interior uma boia, estando essa boia ligada a um sistema de medição. Como o referido poço está ligado ao mar através de um canal no seu fundo, pelo princípio dos vasos comunicantes, o nível da água dentro do poço é igual ao nível do mar exterior, sendo que o poço tem a função de absorver as variações rápidas provocadas pela ondulação, funcionando como um filtro mecânico passa-baixo.

Dados do marégrafo de Cascais.
in: Aula 5 do seminário de Maria Araújo da Univ. do Porto.

Dados do marégrafo de Cascais.
in: "Variações do Nível Médio do Mar em Cascais: Características e Tendências";
António da Silva, Elisabete Freire e Gonçalo Crisóstomo, APEQ, Porto, 2008.

Os dados obtidos pelo marégrafo de Cascais, removendo as variações sazonais e as provocadas pelo natural efeito gravítico da Lua, que provoca por exemplo as conhecidas marés; aplicando-se por conseguinte uma regressão linear ao longo de um século desde a sua instalação em 1882, mostram que de facto o nível médio do mar está a aumentar na costa portuguesa, e, por lógica e científica inferência, no mundo. De acordo com alguns trabalhos académicos o nível médio do mar subiu cerca de 195 milímetros desde 1870, o que de certa forma coincide com a subida de cerca de 120 milímetros observada pelo marégrafo de Cascais desde 1882, como se pôde ver no primeiro gráfico dos dois gráficos anteriores referentes ao marégrafo de Cascais.

Conclusão

Por norma em Ciência, é incorreto fazerem-se análises globais, apenas através de amostras locais. Todavia, o que se pretende com os dados coligidos no território de Portugal Continental não é tecer novas teorias científicas, ou seja, apresentar novas hipóteses, mas apenas atestar, com uma amostra geograficamente confinada, mas temporalmente alargada, o que a comunidade científica desde há muito confirmou, ou seja, que o aquecimento global e o consequente aumento do nível médio do mar através do derretimento das calotas polares e da expansão térmica dos oceanos, são desde há muitos anos, tão-simplesmente, factos insofismáveis.

11 comentários:

  1. Só uma das cores polares é que conduzir ao aumento do nível da água do mar. A outra é um icebergue gigante e por isso se derreter mantém o nível d o mar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que o gelo no Artico tem a maior parte do volume debaixo de agua e por isso se derreter não contribui para o aumento do volume do oceano. No entanto, o oceano também aumenta de volume se a sua temperature aumentar. E por isso, dado que a area de gelo superficial no Artico nos meses de verão está cada vez menor, a capacidade reflectiva da calote artica é também cada vez menor. As zonas escuras do oceano artico absorvem mais energia solar e aumentam a temperatura do oceano artico. O resultado indirecto da perda da calote artica é por isso também o aumento do nivel do mar.

      Eliminar
  2. Onde se lê cores deve ler se calotes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, obrigado pelo reparo, tento ser conciso e depois escapam-me esses detalhes importantes. A Antártida (como a Gronelândia) é uma enorme massa de gelo sobre rocha, o que significa que o seu derretimento provoca o aumento do nível médio do mar. Já o Ártico é essencialmente gelo a flutuar, e pelo princípio de Arquimedes tal não provoca aumento do nível do mar (provoca outros problemas todavia). Caso queria ver essa demonstração físico-matemática, lede este artigo que escrevi em tempos.

      Eliminar
  3. Deve se informar melhor e estudar mais livros de fisica. https://www.youtube.com/watch?v=fhT0N44eDrg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas vc diz-me para ler livros de Física e recomenda-te um vídeo do youtube de qualquer impostor, perdão, professor, de Mato Grosso

      Eliminar
  4. Concordo inteiramente com o autor. O aquecimento global é inegável

    ResponderEliminar
  5. Claro que o aquecimento global é irrefutável. Já as suas causas continuarão a ser discutíveis, embora eu não discorde de tudo quanto possa ser feito para "limpar" o planeta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Refere-se a quê quando refere "não discorda de tudo quanto possa ser feito para "limpar" o planeta"? Cheira-me a esturro!

      Eliminar
    2. Eu não entendo o que quer dizer com "as suas causas são discutíveis". Discutíveis onde, no bar/café ou nas publicações científicas? Porque se fôr nas publicações científicas não há realmente muita discussão sobre as causas...

      Eliminar
  6. Os das ciências ainda-ainda-a-avançar, por desconhecerem que o que chamam equivocadamente de universo material, UM MACRO CORPO ENERGÉTICO ATÔMICO é, interligado não por primitivos sistemas de fios e sim através de PULSOS ELETROMAGNÉTICOS ENERGIZADORES EMITIDOS:

    Desconhecem também que esse AQUECIMENTO GLOBAL e TERRÍVEIS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, resultam do facto do nosso DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que como antigos faraós, ainda chamam primitivamente de SOL... Recebendo mais ENERGIA pulsada por nossa GALÁXIA, pulsa também mais ENERGIA CÓSMICA para o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que fica no CENTRO do nosso PLANETA. e que o pessoal da NASA e ROSCOSMOSS, mesmo dominando consideráveis tecnologias, ainda chamam primitivamente: de NÚCLEO DE FOGO.

    TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR "TEAT", que recebendo mais ENERGIA CÓSMICA pulsada pelo DEAT DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR que chamam primitivamente de SOL, TRANSFORMA ENERGIA CÓSMICA em ENERGIA TÉRMICA, que além de aquecer os OCEANOS, TRANSFORMA também ÁGUA-SÓLIDA em LÍQUIDA, e LÍQUIDA em VAPOR-DE-ÁGUA.

    VAPOR que sobe, mais encontrando camadas protetoras que envolvem nosso PLANETA, fica preso, gerando todo esse insuportável EFEITO ESTUFA!

    Para inteirar-se desses necessários conhecimentos moçada, acessem o blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com/ .

    ResponderEliminar