A pata direita do cavalo de D. José


Qual é a pata direita do cavalo de D. José? É a esquerda!
As simbologias entre a esquerda e a direita sempre dominaram o mundo e os seus ideários. A esquerda feminina e a direita austera e masculina. É um direito ser-se de direita, escrever com a direita e estudar direito. Porque o direito é másculo, é viril, é racional, grave e austero. O direito é forte, já o esquerdo é sinistro e fraco.
O esquerdino é fraco e torpe, sensível e criativo, submisso e passivo. A esquerda é sinistra porque é mulher! A esquerda é vermelha porque é apaixonante e entesante!
Qual então a pata direita do cavalo de D. José? É a esquerda!
É porque no regente nobre lusitano até a esquerda é direita, até o imperfeito é perfeito, a sua feminilidade é racional e austera, possui uma sinistridade de direito.
É o Messias que o Marquês protegeu, foi o novo Sebastianismo que olha de fronte para o mar azulado do Tejo que nos liga e ligou ao mundo.

2 comentários:

  1. Tudo depende do ponto de vista. Repara, a pata levantada é mesmo a direita, se virmos pelo ponto de vista de D. José!

    ResponderEliminar
  2. Exactamente o que refiro caro Bernardo, a pata levantada é a direita, mas a que está direita é a esquerda, mesmo do ponto de vista de D. José...

    ResponderEliminar