Programa para o Cálculo de Dias Úteis (Grátis)


Programa para o cálculo 
de dias úteis para Portugal 

DESCARREGAR AQUI

Sem quaisquer vírus, troianos, spyware, malware, ou outros quaisquer termos de origem anglo-saxónica que danificam o computador ou importunam o utilizador. Completamente LIVRE de utilização. Para Windows. Completamente gratuito!
_______________

NOTA PARA 2012 e doravante:

Considerando que o governo eliminou o Carnaval em 2012 e alguns feriados em 2013 e doravante, o programa ainda não os considera como dias úteis. Assim se o intervalo de datas que colocar no programa incluir o carnaval de 2012 (21 de Fevereiro (3ª feira)) ou os feriados eliminados em 2013 e doravante (Dia do Corpo de Deus; Dia de Todos os Santos - 1 de novembro; Implantação da República - 5 de outubro; Restauração da Independência - 1 de Dezembro) :
terá de somar um dia útil, por cada dia destes dias que calhe num dia útil, e que estiver dentro do intervalo de datas que colocar como entrada no programa.
____________________

Programa informático para calcular o número de dias úteis entre duas datas para qualquer cidade de Portugal. Sabia por exemplo que o dia da Páscoa é calculado tendo em consideração o equinócio da Primavera e um dia de lua cheia, ou seja, o dia da Páscoa no calendário Gregoriano (usado em Portugal) é o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio da Primavera. O Carnaval e a quinta-feira de corpo de Deus são calculados em função da Páscoa, sendo estes os três feriados móveis em Portugal. Também é sabido que cada município tem o seu feriado específico num certo dia do ano. Temos também todos os outros feriados fixos generalizados para Portugal. Os últimos feriados que foram acrescentado ao calendário presente foram o dia 25 de Abril e o 1º de Maio. Consideram-se dias úteis os dias de segunda a sexta-feira excluindo os feriados. O programa considera todos estes factores para calcular para qualquer cidade Portuguesa o número de dias úteis entre quaisquer duas datas do calendário. O resultado é inclusivo nas datas final e inicial, ou seja, entre dia 1 e dia 2 de um dado mês, se ambos forem dias úteis, o resultado será dois dias úteis de diferença. Programa desenvolvido para o Windows.
___________

A Páscoa e os feriados móveis: Sabia que o Carnaval, a Sexta-feira santa e a Quinta-feira corpo de Deus, são feriados móveis durante a semana que são calculados em função da Páscoa.

A Sexta-feira santa é feriado, e é sempre na sexta-feira imediatamente antes do Domingo de Páscoa
O Carnaval é sempre 47 dias antes da Páscoa

O Corpo de Deus é sempre 60 dias depois da Páscoa
São estes três feriados que são calculados sempre através do dia da Páscoa.

Calcular o dia da Páscoa envolve um algoritmo extremamente complicado, baseado em astronomia, criado inicialmente no sec. XVIII pelo matemático alemão Carlos Frederico Gauss.

Simplificando:
O dia da Páscoa, é o primeiro Domingo, depois da primeira lua cheia da Primavera.
________________

O programa foi intensamente testado e funciona! É completamente gratuito e de livre circulação e cópia

DESCARREGAR AQUI

Desenvolvido por www.joaopimentel.pt
Bom proveito!

23 comentários:

  1. Podem deixar aqui comentários, sugestões ou críticas...

    ResponderEliminar
  2. Isto é uma pouca vergonha!

    Se fosse no tempo de Salazar não havia cá programas de Cálculo de dias úteis!

    Havia Respeitinho!

    ResponderEliminar
  3. No tempo de Salazar também se calculavam dias úteis, talvez apenas o Sábado não fosse considerado dia de descanso. Para os semitas Judeus, o descanso é ao Sábado, para os cristãos é ao Domingo, sempre o sétimo dia bíblico de descanso divino.

    Se para os Judeus o sábado é o dia de descanso, ou seja o sétimo, Domingo há-de ser o primeiro e o segundo, há-de ser logicamente segunda-feira.
    Daí no caso Português haver segunda-feira e não referências a planetas como nas outras línguas europeias. No caso Português evidencia-se uma elevada influência semita para os dias da semana.

    No caso Cristão, o Domingo é o sétimo dia, sendo a segunda-feira o primeiro dia da semana. Tal verifica-se na língua Inglesa. O Domingo é o dia do Sol, ou seja "Sunday", o primeiro, o astro maior, e de seguida vêm os planetas menores, como no caso da segunda, o dia da lua, "monday" que faz referência a "moon day".

    No caso português referimos dias úteis, pois úteis podem servir para qualquer propósito, seja laborar no campo, ou na faina, na pesca ou num parlamento democrático.
    Já no caso anglófono, como os seus sequiosos defensores andam comummente engravatados, os dias úteis são sempre dias de negócios, referindo os mações ingleses como "business days"

    ResponderEliminar
  4. Muito Obrigado João...

    O programa é muito útil!!!!

    ResponderEliminar
  5. Caro Cézar.

    Congratulo-me por saber que o programa lhe é útil.

    Obrigado

    João

    ResponderEliminar
  6. Qualquer dúvida que encontre em relação ao programa ou à sua utilização, não hesite em contactar-me.

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada pelo programa estava com necessidade de calcular qtos dias uteis teve 2010 :)
    bem haja!

    ResponderEliminar
  8. Caro Storm

    Congratulo-me por saber que o programa lhe foi útil

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Caro Joao,

    Nao entendo como funciona este programa! Poderia ocupar o seu tempo com coisas mais uteis?

    Atenciosamente, cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Este programa surgiu a pedido de um colega meu que trabalhava em projectos comunitários onde era necessário calcular o número de dias úteis entre duas datas! Desenvolvi então este programa informático para o auxiliar.

    O que é que não entende? Precisa de um manual de utilizador? É tão simples como colocar duas datas e ele diz o número de dias úteis que estão no meio.

    Cumprimentos cordiais

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pelo programa ... só gostaria que o feriado do município de Santiago do Cacém ( 25 de Julho ) estivesse incluido. Talvez numa futura versão ....

    ResponderEliminar
  12. e já agora, se não for pedir muito, e no sentido de melhorar o programa, que tivesse a possibilidade de não selecionar qualquer municipio. Assim, mesmo não prevendo o feriado de Santiago do Cacém, já só tinha o trabalho de descontar esse dia. Mas o melhor mesmo era ter o feriado de Santiago e tambem ter a possibilidade de escolher um municipio em branco

    ResponderEliminar
  13. Caro comentador
    Na altura quando elaborei o programa obtive os feriados municipais de uma lista algures de um departamento governamental, que considerei que estava completa. Por isso não contemplei a questão do feriado em branco. O mais fácil será escolher um município de entre os que lá estão, que tenha o feriado no mesmo dia.

    Faça assim, escolha o município de Ovar, que aparece lá, que tem o feriado a 25 de Julho, que é o mesmo dia do feriado municiapal de Santiagod do Cacém.

    Melhores cumprimentos e apraz-me saber que o programa lhe é útil

    ResponderEliminar
  14. Aqui do Brasil, agradeço a iniciativa por desenvolver esse programa, de fato, útil e amigável. Como se poderia adaptá-lo para o Brasil? Você o deixaria à disposição para tal?
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  15. Caro Douglas

    Para adaptar para o Brasil teria de se ter considerado os feriados Brasileiros. E creio que no Brasil o Sábado é considerado dia útil, ao contrário de Portugal. E depois teriam de ser considerados também os feriados estaduais do Brasil. Por isso as alterações ainda seriam algumas. Talvez numa próxima versão, até porque por cá por Portugal o governo novo diz que me quer lixar o programa pois vai alterar completamente o sistema de feriados em Portugal.

    Cumprimentos caro Douglas Novaes

    ResponderEliminar
  16. Esta ferramenta é muito. Posto isto a única coisa que me apraz dizer é OBRIGADO por existirem pessoas como vc prontas a partilhar conhecimento e a facilitar a vida aos outros.
    RRS

    ResponderEliminar
  17. Esta ferramenta é muito útil. Posto isto a única coisa que me apraz dizer é OBRIGADO por existirem pessoas como vc prontas a partilhar conhecimento e a facilitar a vida aos outros.
    RRS

    ResponderEliminar
  18. De nada meu caro, é pena é que haja depois pessoas como as do Governo Português que a única coisa que sabem fazer é dificultar a vida aos outros. Este programa demorou-me uma semana a programar e desenvolver, depois tive um vírus no PC e perdi o código-fonte, ficando apenas o executável que aqui partilho com todos, passados uns meses de estar concluído e disponível ao público, o Governo altera a cara**o dos feriados que já eram usados há mais de 30 anos. É tão frustrante, é trabalho intensivo de uma semana, sem querer receber nada em troca, disponibilizado totalmente ao público, que vai pelo cano da sanita já em 2012...
    Resta-me desejar-lhe bom Natal...

    ResponderEliminar
  19. Fantástico. Excelente iniciativa. Deu um jeitaço. Muito obrigado por disponibilizar.

    ResponderEliminar
  20. Excelente este trabalho. A mim está a dar-me imenso jeito. Obrigado e muitos cumprimentos.

    ResponderEliminar
  21. Sou brasileira e estas informações me deram muita ajuda para o trabalho que estou fazendo. Te agradeço muito João. Não deixo o nome porque quero total privacidade nas redes sociais e em tudo o que a elas diz respeito.

    ResponderEliminar
  22. Obrigada pela ferramenta que disponibiliza. Muito útil para preenchimento de mapas de horas e afectação de pessoal.
    Tenho pena que haja pessoas que não percebam a utilidade deste tipo de ferramentas, e o esforço que foi necessário para a desenvolver sem pedir nada em troca.
    Da minha parte merece todo o meu respeito.

    ResponderEliminar
  23. Pena já não existir o código fonte. O cálculo de alguns dos feriados municipais também é "complicadito".

    ResponderEliminar