ANÚNCIO MUITO IMPORTANTE


ANÚNCIO JUDICIAL

Fui recentemente notificado por um agente da PSP, que se dirigiu ao meu local de trabalho durante a hora de expediente, para me notificar na qualidade jurídica de "denunciado". Muito pouco sei, pois o processo está em segredo de justiça, apenas sei que está relacionado com o ACP e muito provavelmente com o teor deste artigo. Serei ouvido no dia 11 de julho por um investigador judicial da PSP, que me referiu que fui oficialmente e judicialmente acusado na qualidade de "denunciado". Muito provavelmente trata-se de uma acusação nos chamados crimes contra a honra, que estão plasmados a partir do art.º 180.º do Código Penal.

Cumpre-me dizer o seguinte em minha defesa:
  • o artigo em causa está num blogue com opiniões estritamente pessoais, e com pouca visibilidade pública.
  • o estilo do texto é satírico, quase prosa-poesia, um mero desabafo literário ao estilo do Manifesto-Anti Dantas, em que Almada Negreiros num estilo satírico chama a um proeminente político e escritor de então, Júlio Dantas, termos como "ciganão", "cigano", refere que "nu é horroroso", que "cheira mal da boca", que é a "meta da decadência mental", que a geração por si representada é "um coio d'indigentes, d''indignos e de cegos", chamando-lhe ainda de "pantomineiro" (intruja). Almada Negreiros não foi julgado nem indiciado judicialmente, e estava-se nos princípios do século XX, uma época com costumes muito mais ortodoxos.
  • faço um apelo veemente à integridade física de Carlos Barbosa
  • não tenho quaisquer antecedentes criminais, e sou um assíduo cumpridor dos meus deveres fiscais
  • tenho participado amiúde ativamente em vários projetos em prol da comunidade e do meu próximo, sem qualquer retorno financeiro

Acrescento ainda que, no meu enteder, e usando da dialética, considero que no paradigma do texto têm de ser considerados dois parâmetros: a forma e o conteúdo. A forma pode eventualmente ser injuriosa, infame ou ofensiva, mas assenta essencialmente num estilo de desabafo e de sátira literária; todavia o conteúdo é extremamente válido e premente nos dias que correm. A forma, serviu apenas para chocar, foi um meio para trazer à consciência das pessoas o teor do conteúdo, esse sim, válido, racional e desprovido de sentimentalismos exacerbados. Não se trataram assim de simples ofensas gratuitas, e o texto em apreço não é contra Carlos Barbosa enquanto pessoa humana, o texto é dirigido ao presidente do ACP enquanto dirigiente de um clube cujos interesses são nefastos para as pessoas, para as cidades, para o país e para o planeta, por todas as razões já evocadas no conteúdo do artigo.

João Pimentel Ferreira

7 comentários:

  1. tas tao cagadinho de medo que ate metes pena. por este andar ainda vais fazer um comunicado no blog a dizer que o barbosa afinal ate e um bom tipo e que lhe desejas tudo de bom... lol!

    ResponderEliminar
  2. Com certeza que farei esse tipo de comunicado meu caro, aliás, neste momento escrevo uma carta de amor a Carlos Barbosa, referindo ao som de Tony Carreira, que não consigo mesmo viver sem ele. É o apanágio da delicadeza, da decência e da probidade em termos de mobilidade, e como tal, eu como bom cidadão e como bom Crsitão, só posso amá-lo como Madalena e Judas amavam Cristo.

    Aceita os meus melhores cumprimentos

    Que Deus te abençoe, e te perdoe pelos teus insultos.
    Amén

    ResponderEliminar
  3. lol, se isto que escrevi sao insultos (se te sentiste insultado), entao o que dirias se estivesses no lugar do carlos barbosa.....

    acho que nesta altura seria mais prudente pedires a Deus por ti, que bem vais precisar... lol.

    Que Deus te abençoe, e te perdoe pelos teus insultos, assim como o Barbosa. E que ambos tenham pena de ti.

    Amén.

    ResponderEliminar
  4. Bem meu caro, não me vou alongar muito contigo
    Se o objetivo é intimidares-me digo-te apenas que não terás sucesso.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Realmente depois de ler o artigo só me surpreende que o senhor visado não tenha, pelo menos, tentado contrapor os argumentos deste bloguista. É certo que a forma não é a melhor, mas o conteúdo parece-me acertado. E a simples denúncia sem resposta é o acto cobarde típico de muitos políticos dos últimos anos quando não lhes assiste a razão.

    ResponderEliminar
  6. Caro João
    Espero entretanto que este assunto já tenha sido resolvido da melhor maneira para si.

    ResponderEliminar